sábado, 13 de setembro de 2008

Turbinas a Vapor





Princípio



Turbina a vapor é a maquina térmica que utiliza a energia do vapor sob forma de energia cinética . Deve transformar em energia mecânica a energia contida no vapor sob a forma de energia térmica e de pressão .
A turbina é um motor rotativo que converte em energia mecânica a energia de uma corrente de água, vapord’água ou gás . O elemento básico da turbina é a roda (rotor), que conta com paletas, hélices,láminas ou cubos colocados ao redor de sua circunferencia, de forma que o fluido em movimento produza uma força tangencial qe impulsiona a roda, fazendo-a girar .
Essa energia mecanica é transferida atraves de um eixo para movimentar uma máquina, um compressor , um gerador elétrico ou uma helice. As turbinas se classificam como hidraulicas ou de água, avapor ou de combustão. Atualmente, a maior parte da energia elétrica mundila é produzida com o uso de geradores movidos por turbinas .
A turbina a vapor é atualmente o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primários existentes . Uma série de favorável de caracteristicas concorreu para que a turbina a vapor se destacasse na competição com outros acionadores primários, como aturbina hidraulica, omotor de combustão interna, a turbina a gás .
Componentes


Estator (roda fixa): É o elemento fixo da turbina (que envolve o rotor) cuja função é transformar a energia potencial (térmica) do vapor em energia cinética através dos distribuidores

Expansor: É orgão cuja função é orientar o jato de vapor sobre as palhetas móveis. No expansor vapor perda pressão e ganha velocidade.

Palhetas: Estas podem ser móveis na qual são fixadas ao rotor e fixas , as que ficam fixadas no estaror . As paçhetas fixas (guias, diretrizes ) orientam o vapor para a coroa de palhetas moveis seguinte .As palhetas fixas podem ser encaixadas diretament no estator ou em rebaixos usinados .


Aplicação

As turbinas a vapor são partes de um sistema gerador de potência. As instalações de potencia com turbina a vapor visam, fundamentalmente, obter energia elétrica ou mecânoca e vapor para processo industrial .



Vantagens da turbina a vapor


· Utilização de vapor a alta pressão e alta temperatura.
· Alta eficiência
· Alta velocidade de rotação.
· Alta relação potência /tamanho
· Operação suave, quase sem vibração.
· Não há necessidade de lubrificação interna.
· Vapor na saída sem óleo
· Pode ser construído com diferentes potências: unidades pequenas (1MW) ou muito grandes (1200MW).


Desvantagens


· É necessário um sistema de engrenagens para baixas rotações.
· A turbina a vapor não pode ser feita reversível.
· A eficiência de turbinas a vapor simples pequenas é pobre.

Para maiores informações a respeito de Termodinâmica aplicada visitar o site http://www.blogger.com/www.energia.ufba.br

2 comentários:

Estudando engenharia mecanica disse...

Vê se dar para disponibilizar caldeiras, bombas, vasos de pressão...........

Unknown disse...

Gostei!! Foi simples bem explicado e tudo mais.. porem gostaria de umas imagens se pudesse.
No mais muito obrigado pelo artigo!!